segunda-feira, agosto 25, 2003

Olá e os sete

Aqui está um caso para o Tiago: a Olá lançou uma linha de 7 gelados horrorosos, a que deu o nome de «7 pecados mortais».
A inovação é que um dos clássicos sete pecados morais, a Ira, foi eliminado e substituído por outro - a «Vingança». Ficamos a saber que, para estes cretinos, a vingança é um pecado mortal.
Mas não é. Por enquanto, a Doutrina não é uma questão de "opinião".
O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência recta. E a raiz do pecado está no coração do homem, na sua livre vontade.
O pecado mortal destrói a caridade no coração do homem por uma infracção grave da lei de Deus; afasta o homem de Deus, que é o seu fim último e a sua bem-aventurança, em detrimento de um bem inferior.
Para que um pecado seja mortal tem de preencher três requisitos: ter como objecto uma matéria grave (concretizada nos Dez Mandamentos e também em Mc. 10:19), cometido com plena consciência e com deliberada vontade (dolo).
A vingança é uma acção condenável, eventualmente despoletada por um pecado mortal (a ira, por exemplo). Mas não é um pecado mortal em si mesmo.

Já agora fiquem a saber que as quatro virtudes cardeais são a Prudência, a Justiça, a Fortaleza e a Temperança. E que as virtudes teologais são três: a Fé, a Esperança e a Caridade.
Agora pergunto à Olá: para quando gelados de inspiração recta?
CC

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?