quarta-feira, setembro 17, 2003

Post aberto a João Hugo Faria

Exmo. Senhor,
Gostaria de lhe dizer que tenho lido com atenção as 'lições' que tem tido a amabilidade de apresentar no seu 'blog'. Devo confessar que o espanto se apodera de mim de cada vez que leio nova intervenção de V.Exª, o que me levou a publicar este 'post aberto'.
Antes de mais, gostaria de fazer alguns comentários à sua forma de escrever.
Para alguém que pretende ser pedagogo, devo dizer-lhe que escreve bastante mal. A sua escrita é seca, por vezes mal pontuada e carece, em regra, de interesse estético tornando-se, mesmo, maçuda. Naturalmente, ninguém tem que ser um exímio comunicador, mas quem tem pretensões, como V.Exª, a sê-lo, então creio que deveria rever a sua técnica. Mas mais grave do que isto, meu caro senhor, são os erros de português que povoam os seus textos. Dois exemplos para não me tornar muito maçador: “Dou mais importancia aqueles que querem aprender alguma coisa, e leiem este blog para se cultivarem” e “Não me lembro agora o nome do melhor programa para fazer backups, mas voltarei e mencionarei-o nesta coluna.” Na primeira frase, gostava de lhe dizer que importância se escreve, como vê, com um acento circunflexo (vulgo ^ ) e ‘lêem’ não se escreve ‘leiem’. Na segunda frase temos a pérola ‘mencionarei-o’ que, como já pode imaginar, está mal escrito, antes sendo ‘mencioná-lo-ei’. A lista estende-se ‘ad nauseam’ pelo seu blog.
Passando da questão do português miserável que V.Exª escreve, gostaria agora de comentar outro assunto. O conteúdo das suas lições.
Evidentemente, ao mestre (no sentido escolástico do termo) cumpre definir o que diz, ainda que possa ser a mais retinta asneira. Por isso, cabe a V.Exª escrever o que bem entender. Mas, para além das lições sobre organização que ministra, tira conclusões que não sei se deverei classificar de absurdas, infundadas ou, simplesmente, idiotas. Como por exemplo, e passo a citar: “Pontos a reter:
- Individuos de raça negra não servem para informática;
- Teste os candidatos "Aspirante a Operador" em diversas fases;
- Utilize os procedimentos nos testes;
- Documente muito bem para não se esquecer de todas as falhas;
- Respeito pela hierarquia é essencial.”
Para além de indivíduos se escrever com acento agudo (vulgo ´ ) no terceiro i, acho extraordinária a sua afirmação de que os indivíduos de raça negra não servem para a informática. Trabalhei durante 12 anos no seu ‘ramo de negócio’ e posso-lhe dizer que não partilho nada da sua opinião. Mas ainda que a sua experiência tivesse sido pior do que a minha, as suas conclusões são genéticas, ou seja, deve considerar que existe algures no mapa genético do ser humano alguma informação que torna uma raça mais apta para fazer alguma coisa do que outra. Diz algures que não é racista mas, e passo a citar: “Lá, como na filial onde trabalho não existe a necessidade de fazer cimento nem acartar com baldes de tijolos, logo não há necessidade de contratar pretos”. Bravo, Sr. João Hugo Faria!
A sua atitude, de resto, vai para além dos ‘meros’ comentários racistas. Estendem-se ao campo da exploração humana, e cito: “Depois de efectuada a primeira triagem, peça um tempo de experiencia aos candidatos a emprego. O minimo é 15 dias durante os quais o candidato a operador tem que mostrar o que vale. E para mim mostrar o que vale é trabalhar pelo menos 12 horas por dia durante esses 15 dias, de forma voluntária.” Assumo, pelo que li escrito por si, que não pagará as horas extraordinárias. Para si não existe, portanto, o respeito pelo indivíduo. Aliás, duvido mesmo que considere trabalhar com pessoas porque, como refere a páginas tantas, e cito: “Quando um recurso falha, é chamado ao meu gabinete e é penalizado ou por mim ou pela manager da equipa de Operações. É muito importante que o recurso perceba que errou e analisemos o que fazer com esse recurso, que pode levar até ao despedimento se for necessário.” Aliás, sendo apenas recursos, imagino que não lhes pague, sequer, ordenado.
Para terminar, algumas notas soltas. O senhor é o exemplo acabado daquilo que um líder não deve ser. Pior. A sua filosofia representa o que de pior a sociedade capitalista tem para oferecer. Pior ainda. Quando li o seu blog senti uma vontade quase avassaladora de me tornar comunista. O senhor não deve saber o que é a motivação, bom relacionamento humano, e criatividade. Lamento, mas V.Exª está condenado ao fracasso, porque não percebeu que o importante, numa organização, são as pessoas e não os ‘recursos’.
AR

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?