sábado, novembro 15, 2003

é a política, estúpido

Eu tenho andado caladinho. Primeiro, porque achei que a "política" (custa-me chamar assim às tricas menores de uma amostra de país, mas falta-me outro termo) não valia uma zanga entre amigos de há quase vinte anos. Depois, porque o tempo vai faltando. Finalmente, porque havia um acordo de cavalheiros no sentido de não polemizarmos internamente. Mas o rumo que isto tomou não me deixa outra alternativa. Vamos lá então:
FP25 - Apareceu aqui uma bandeira do dito grupelho a propósito do novo Código do Trabalho. Achei de mau gosto, considerando a existência de vítimas mortais. Levei com uma resposta que falava de "vítimas do capitalismo". Ou seja, continuou o mau gosto mas agora aliado à demagogia. Não querendo agora discutir a validade, ou mesmo a moralidade, de uma "legitimidade revolucionária" que em nome das desigualdades sociais justifique a luta armada, ainda estou para perceber a lógica de abater civis desarmados no meio da rua. Deve ser defeito meu.
Vale do Ave - é normalmente a ladainha que surge a propósito do Código do Trabalho. Que pouca gente leu, aliás, e que constitui no fundo a sistematização (finalmente) de um complexo e contraditório naipe de leis dispersas. Tudo vai ficar sensivelmente na mesma, ou seja, a apadrinhar o desleixo e a mediocridade em nome da "defesa dos trabalhadores". Os demais escribas deste blog lembram-se bem da eficiência dos "trabalhadores" que nos atenderam no balcão do peixe naquela tarde de Sábado, dia 1. Eles são mesmo umas vítimas dos malvados dos patrões, não são?
Cunhal e o PC - esta veio a pretexto do aniversário natalício do senhor, que em bom rigor já não está entre nós há algum tempo. E só me surpreendeu que tantos anos depois ainda incense deste modo as paixões clubísticas... ai perdão, políticas. Vocês estão mesmo a falar a sério? Acham que havia um plano maquiavélico para nos juntar ao Pacto de Varsóvia em 75? E acham, por outro lado, que a "liberdade" que temos hoje é devida à luta do PC contra a "ditadura"? Ó meus amiguinhos, a merda era a mesma em 1910, ou em 1928, ou em 1974. E não mudou nada porque não tinha que mudar, nem Cunhal quis que mudasse. E já agora, ò AR, ainda tens que me explicar como é que a aventesma Pintasilgo contribuiu para a democracia portuguesa...
LR

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?