quarta-feira, novembro 19, 2003

Um Exemplo

Portugal escreveu ontem mais uma página de ouro no longo livro dos seus feitos extraordinários. Refiro-me, evidentemente, à Selecção Nacional de Futebol de Sub-21. E ao seu inesquecível comportamento no balneário que lhe foi atribuído no simpático estádio de Clermond-Ferrand.
Devo dizer que fiquei emocionado quando vi, já hoje de manhã, as imagens do dito balneário. E emocionei-me porque vi ali, naqueles cacos, o exemplo acabado da autocontenção, da sobriedade, do fairplay de quem sabe estar na vida e se rege pelos mais elevados padrões éticos e morais.
Alguns, certamente incapazes de ver para além do fumo do imediato e do aparente, não concordarão comigo. Mas, para aqueles de nós que sempre são capazes de ver mais além e para lá das aparências, os nossos jovens tiveram uma atitude exemplar.
Vejamos.
Ao desplante francês de nos vir vencer em solo pátrio, respondemos não apenas com a vitória no terreno, mas também com uma acção punitiva nos ditos balneários. E tudo com um notável autocontrolo: uma grande parte do tecto (ainda por cima falso) ficou intacto, a estrutura de ferro da mesa que lá se encontrava escapou inteira, algumas parcelas das paredes não ficaram sujas, partiu-se vidro mas com moderação. Ou seja, castigámos mas não humilhámos.
Ditosa a pátria, meus amigos, que se faz representar por jovens deste calibre. É, seguramente, em pátrias destas que os amanhãs não deixarão de cantar.
AR

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?