terça-feira, dezembro 30, 2003

é Portugal, estúpido!


Mário de Carvalho, Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina, Editorial Caminho.
Mário de Carvalho é um dos melhores escritores portugueses da actualidade. Será talvez o mais criativo, original e interessante escritor português em actividade. Enquanto, por exemplo, os consagrados Lobo Antunes e Saramago já se reescrevem a si mesmos e pouco acrescentam ao que fizeram nas obras anteriores, Mário de Carvalho manifesta, em cada livro novo, uma frescura surpreendente, dominando com mestria a língua portuguesa e trabalhando os seus contos, peças de teatro e romances com humor e ironia ímpares nas letras nacionais.
O seu último romance, Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina, é um olhar crítico sobre Portugal, um país onde impera o falajar inconsequente sobre a coerência de atitudes, onde a boçalidade alarve vale mais que a inteligência, em que a aparência pesa mais que o conteúdo.
«Fala-se, fala-se, fala-se, em todos os sotaques, em todos os tons e decibéis, em todos os azimutes. O país fala, fala, desunha-se a falar, e pouco do que diz tem o menor interesse. O país não tem nada a dizer, a ensinar, a comunicar. O país quer é aturdir-se. E a tagarelice é o meio de aturdimento mais à mão».
Em tempo de balanço, voto neste livro como o melhor romance português de 2003.
CC
PS: Hoje tem lugar mais um encontro realizado pelas Produções Fictícias, sob o nome “É a Cultura, Estúpido!”, pelas 18.30h, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, com um balanço do ano literário e político. O convidado da sessão é precisamente Mário de Carvalho. Não vou poder comparecer, mas fica aqui a publicidade gratuita.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?