sábado, fevereiro 28, 2004

século II

«Após o habitual treino matinal de domingo de alunos e ex-alunos da casa pia e belenenses, na zona de belém e animado almoço no café Gonçalves, que ficava do outro lado da rua de Belém, resolveu-se realizar a tão esperada reunião para discutir o assunto que há muito fervilhava em todas as cabeças: a criação do novo clube.
O sítio escolhido foi a sala das traseiras da Farmácia Franco,situada nessa mesma rua, e no mesmo prédio onde moram os irmãos "Catataus", local onde trabalham dois dos 24 elementos que participaram na reunião: Manuel Goularde e Daniel Brito. É justo agradecer a Inácio José Franco (segundo conde do restelo) e a Pedro Augusto Franco pela generosidade em nos deixar usar aquele espaço como primeira sede do clube.
A reunião foi extremamente proveitosa e o orgulho era visível na cara de todos, finalmente o sonho começava a ganhar forma e rosto, embora com enormes dificuldades como por exemplo a falta de um campo onde pudéssemos jogar.
Depois da discussão, onde todas as opiniões foram ouvidas e ponderadas, entre todos os presentes elegeu-se a comissão que iria dirigir o clube: José Rosa Rodrigues, o mais velho dos catataus, como presidente, Daniel Brito como secretário e Manuel Goularde como tesoureiro.
Para o fim da reunião ficou marcada a escolha do nome e das cores do clube. A ideia comum era a presença da palavra Sport, mas teria de haver algo que vincasse a nossa origem, então o nome vencedor foi: SPORT LISBOA. Como cores o que se queriam eram cores vivas que ficassem na retina: e há alguma melhor que o VERMELHO?
Faltava pois escolher um símbolo, que representasse a coragem e a audácia deste grupo, a elegância com que practicavam o desporto, a bravura e a realeza dum clube que há-de dominar por onde passe. Nada mais natural que a águia para honrar tão nobre tarefa.
Um dia histórico dos muitos que hão-de vir para este clube recem formado, mas já com tanta força imposta pela motivação dos seus fundadores!
Que este seja o primeiro dia do resto de uma vida gloriosa que eleve mais alto o nome de portugal e dos portugueses sempre unidos num só lema: E PLURIBUS UNUM.
Cosme Damião, LISBOA, 28 de Fevereiro de 1904
»
CC

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?