quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Wish list

Nos últimos dias tenho ouvido falar de uma coisa chamada 'Compromisso Portugal'. No princípio, devo confessar, não liguei importância nenhuma. Como fui ouvindo mais insistentemente, comecei a prestar atenção e descobri que era ontem. Aparentemente, centenas de pessoas estiveram a 'pensar' Portugal.
Devo dizer que isto me deixa maravilhado! Finalmente, após tantos anos, alguém se decidiu a 'pensar' Portugal. isso é bom. Primeiro, porque há gente por cá que pensa e, segundo, porque se pode pensar um país, assim como quem pensa no que se vai almoçar ou na roupa que se vai vestir. Nem sei como é que este país conseguiu chegar até aqui sem ser pensado ...
É claro que espíritos maldosos e mesquinhos, tacanhos mesmo, podem sempre objectar que Portugal também foi pensado no 'Portugal: que futuro?' ou nos Estados Gerais, não tendo daí advindo grandes coisas, para além de uns minutos de promoção fácil de uns quantos indivíduos e projectos políticos. Parece-me, na realidade, que não pensaram grande coisa, mas enfim ...
No entanto, como sou uma pessoa de esperança, acho que agora é que vai ser. Agora é que isto vai ser pensado a sério. E devo dizer que tenho grandes expectativas em relação a este 'compromisso'. Aqui segue uma 'wish list' daquilo que espero que saia (as soluções, claro!) de tão magno conclave.
Assim, espero que se avance para o fim da exploração miserável que se faz dos imigrantes e das mulheres, desde a construção civil onde os empreiteiros não pagam aos africanos nem aos do leste da Europa, até às fabriquetas onde se paga às mulheres ordenados abaixo do ordenado mínimo com horários superiores aos estabelecidos por lei; espero que se avance para a implementação de um sistema educativo que ensine, prepare e responsabilize e não se preocupe apenas e só com a média comunitária de reprovações e abandono escolar facilitando e, por isso, hipotecando as vidas dos nossos jovens e o futuro do país; espero que se avance no combate à fraude e evasão fiscais, começando o exemplo 'por cima' demitindo-se o ministro Justino, que se enganou e afinal não corrigiu as suas declarações fiscais, pagando menos imposto do que o devido, e seguindo por aí abaixo na fiscalização e combate efectivo aos que ainda devem alguns milhares de milhões de euro aos cofres do Estado, prejudicando-nos a todos; espero que se combata de forma eficaz a exploração do trabalho infantil e o abuso continuado e sistemático de crianças, como é o caso vergonhoso da Madeira, em que a prostituição infantil é 'chamariz' de turismo pedófilo; espero que se defina e implemente uma política de defesa à nossa dimensão e tendo em conta a nossa realidade geoestratégica e os nossos interesses; espero que se racionalize a Administração Pública mas não se confunda racionalização com aniquilamento, extinguindo serviços públicos para os substituír por empresas privadas, sem qualquer ganho para a comunidade; espero que se perceba que os problemas de produtividade do país se prendem com a pouca formação dos trabalhadores e com a qualidade medíocre dos gestores (dados comunitários) e que a solução não é diminuír os direitos dos trabalhadores; espero, finalmente, que se explique aos portugueses que cuspir no chão é, para além de pouco higiénico, sinal de falta de civismo e educação.
Se o 'Compromisso' conseguir isto, meus amigos, temos homens!
AR

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?