quinta-feira, dezembro 30, 2004

engole as palavras

Acabei de ver na SIC Notícias que uma mãe australiana apanhada na enxurrada desta tragédia teve que escolher qual dos filhos ia salvar já que só tinha forças para agarrar a um. Ficou com o mais novo. A outra criança, de 4/5 anos, acabou por se salvar sozinha. Por instinto nadou "à cão" (não sabia nadar) e agarrou-se.

Incrível.

A Escolha de Sofia é a história de uma sobrevivente do Holocausto que vive assombrada por não ter conseguido escolher qual dos filhos envia para a morte.

Sofia

Comments:
O comentário não sai, tenho um nó na garganta que não deixa.
 
Eu escolhi a Cáritas.
 
Não quero destoar do tom, é óbvio que a tragédia me emocionou, mas penso que a preocupação pelas dramatização de histórias de turistas ocidentais é sensacionalista. No caso dessa mãe australiana houve uma nítida manipulação do sucedido. A mãe tentou mesmo salvar os dois e passou o bebé para uma varanda. Já não teve tempo de salvar o outro mas, ao contrário da Escolha de Sofia, foi uma decisão de segundos no meio do pânico e não uma cruel ponderação dias a fio. Há casos em que morreram todas as crianças das povoações. Outros em que tribos de indíginas de certas ilhas foram totalmente exterminadas. Muitos mais em que 2/3 da população desapareceu. Tenho a certeza que o drama da mãe que supostamente teve de escolher entre dois filhos e que ambos sobreviveram não se compara ao das mães que os perderam todos. Penso que os media particularizam as tragédias nacionais, depois as ocidentais. Em último lugar ficam as das povoações da zona que são vistas por atacado (80 mil mortos ali, 30 mil acolá) etc. Enfim, escrevi sobre isso na Tasca. Um abraço e beijinhos à Sofia!
 
Este post surgiu porque nos comentários do post do AR porquê as crianças eu comentei que isto não é o filme a Escolha de Sofia. E depois tive que engolir essas palavras.

Não era para reforçar esse enaltecimento da dor alheia.

Beijinhos ao OBS aussi
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?