quinta-feira, dezembro 23, 2004

kill the poor

Já não bastava a crueldade e estupidez dos Circos de Natal, com ursos a andar de bicicleta, macacos a montar cavalos, tigres e leões a brincar aos bombeiros, cães a jogar à bola, elefantes apoiados apenas nas patas traseiras - e as torturas inflingidas aos bichos para que eles pratiquem esses actos verdadeiramente contra-natura, através de espancamentos, da electrocussões, chicotadas, etc. Agora, é a vez do "poder local" manifestar a sua sensibilidade para com os animais.
A Câmara Municipal de Peniche quer penalizar a solidariedade para com os animais, punindo com coima de 36 euros quem alimentar cães e gatos vítimas de abandono no concelho.
A notícia é do Correio da Manhã e chegou-nos através da Associação Animal. Numa decisão verdadeiramente alarmante, a Câmara Municipal de Peniche aprovou uma sanção de 36 euros que, de agora em diante, passará a ser aplicada a quem, por compaixão e solidariedade, queira alimentar cães e gatos abandonados que vivam neste concelho. Como se não bastasse já o facto dos animais de companhia serem abandonados em todo o país e habitualmente perseguidos e mortos pela generalidade das autarquias, que não têm programas municipais de protecção, mas sim de abate de animais, a Câmara Municipal de Peniche vem tornar o caso ainda mais negro, punindo os cidadãos e munícipes que fazem aquilo que o Estado e as autarquias não fazem - ajudar e alimentar os animais.
A Associação Animal, solicita a todos que enviem e seguinte mensagem de protesto (ou outra, se preferirem) para a Câmara Municipal de Peniche, através do e-mail cmpeniche@ip.pt ou do número de Fax 262780111. O número de telefone directo para a Câmara Municipal é o o 262780100:
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche,
Soube, através de uma notícia do "Correio da Manhã", que a Câmara Municipal de Peniche aprovou uma medida que pretende aplicar uma sanção pecuniária a quem, por compaixão e solidariedade, quiser alimentar os cães e gatos abandonados que vivem no concelho de Peniche, ajudando-os, desta forma. Se o problema do abandono de animais de companhia é já algo que envergonha Portugal enquanto país que se quer civilizado, e se a falta de resposta das autarquias para resolver este problema sem matar animais é, em rigor, um sintoma de subdesenvolvimento que urge curar, a verdade é que a notícia desta medida aprovada pela autarquia a que V. Exa. preside é, mais do que um sinal de incivilidade, uma cruel agressão aos animais que já foram vítimas do mal que é o abandono, assim como é uma agressão a todas as pessoas que, em justiça, se preocupam com eles.
É por esta razão que, na qualidade de cidadão de Portugal, escrevo a V. Exa. para lhe dirigir um claro e forte apelo para que revogue esta medida de imediato, permitindo que os animais abandonados sejam alimentados e procurando antes estabelecer parcerias com associações de protecção dos animais para encontrar boas soluções de adopção destes animais, atendendo ao dever moral de os proteger e à importância de, ao mesmo tempo, preservar a saúde pública e higiene urbana.
Caso esta medida não seja levantada, estou, na raiz das minhas convicções e pela força da minha indignação, na disposição de me dirigir a Peniche para, com muitas outras pessoas que comigo partilham este sentimento de repulsa, fazer sentir o meu protesto de outro modo.
Aceite os meus melhores cumprimentos,
.
CC

Comments:
Já seguiu o meu e-mail.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?