quarta-feira, janeiro 26, 2005

Bestiário (de Leonardo da Vinci, Assírio e Alvim, Lisboa, 1995)

"68. Leões, leopardos, panteras e tigres: estes têm as unhas na bainha e nunca as tiram para fora senão sobre a presa ou um inimigo"

"24. Vaidade: sobre este vício lê-se que o pavão sofre mais que qualquer outro animal, porque contempla sempre a beleza da sua cauda, alargando-a em forma de roda e com o seu grito atraindo a vista dos animais próximos. E este é o vício mais difícil de vencer."

"91. Cobra: esta, quando se quer renovar, deita fora a velha pele, começando pela cabeça. Muda-se num dia e numa noite."

"67. Bisonte: fere na fuga. Este nasce na Peónia, tem o pescoço com crinas semelhantes ao cavalo, e em todas as outras partes é parecido com o touro, salvo que os seus cornos são tão torcidos para dentro que não pode marrar, e por isso não tem outra saída senão a fuga, na qual deita esterco à distância de 400 braças, o qual onde toca queima como fogo."

"55. Crocodilo: hipocrisia. Este animal apanha o homem e logo o mata. Depois de havê-lo matado, com lamentosa voz e muitas lágrimas chora por ele e, acabado o lamento, cruelmente o devora. Assim faz o hipócrita que por qualquer ligeira coisa enche o rosto de lágrimas, mostrando um coração de tigre ao alegrar-se com os males dos outros com chorosa cara."
LR

Comments:
E eu, e eu?
 
Então o Jerónimo?
 
E eu que não sou pai? Mas gosto das crianças quando sorriem, se riem... e das mamãs delas também
 
O Bestiário versa apenas sobre animais vivos.
LR
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?