terça-feira, janeiro 18, 2005

Quando a metáfora é bem utilizada (e a autora do post algo estúpida)

«Precisamos de uma classe de políticos que seja como um tiramisú, ou seja, que puxem para cima...» Diogo Freitas do Amaral, Prós e Contras RTP 17/01/05 . Pois o tiramisú além da sobremessa italiana é algo que puxa para cima.

«Isso talvez seja como a pescada, que antes de ser já o era.» Resposta de Pedro Santana Lopes a se já tinha compreendido a razão da dissolução.
JN 15/01/05 . A pescada que já o era é uma pescada pescada. Pois..

Em abono da verdade, e no prosseguimento do pacto não-plágio entre blogs e Público, ideia já expressa aqui em crónica de Eduardo Prado Coelho (por piada também ele um certo perito em metáforas indecifráveis).

Já me estava a sentir muito culpada por meter-me com metáforas bem utilizadas quando hoje (20/01) oiço a "casa apedrejada" do Dr. Santana....

De qualquer forma as minhas desculpas pelas minhas confusões.

Sofia





Comments:
De resto, a imagem do Tsunami é perfeita. Toda a gente sabe que os Tsunamis puxam para cima. Enfim, também puxam um pouco para o lado ... ou será para baixo?
AR
 
e a pescada? o que poderia ter sido antes de o ser -um dinausauro? a pescada pode alguma vez aspirar a ser outra coisa que não pescada? teria a ver com a pescadinha enrolada com cabeça na boca, como que apontar o movimento de círculo? e porque não o robalo? isto sim é enigmático.
 
Antes de o ser era uma pescada, depois de ser pescada passou a ser uma pescada pescada. Creio que a legítima aspiração dela era não ser pescada.
 
Creio que o robalo também não gostaria de ser pescado. A não ser que seja um robalo suicida ;)
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
essa do pescada pescada foi muito à frente. : )
agora a sério, essa expressão existe? é utilizada? acho que estou fora das expressões com pescada...
esta tendência dos líderes do PSD (PP) se meterem com o peixe...
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Na verdade já é um velho trocadilho talvez mais antigo que as tendências partidárias para a caldeirada :)mas de cherne a pescada se vai baixando o nível.. essa é que é essa!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Dava o meu reino em troca da explicação de como escrever quatro vezes o mesmo comentário! De uma só vez.
AR
 
Bem AR, quatro não sei mas cinco posso explicar porque é simples... deve-se ao c#$&*; do sistema de comentários estar marado!
 
Credo Sofia! A confusão da pescada não merecia esta auto-punição. Tivesse qualquer dos políticos referidos, um décimo da tua modéstia e capacidade de retratação que o (des)governo deste País merecer-me-ia esperança. E de resto já chega de políticos a utilizarem metáforas popularuchas para disfarçarem as suas incompetências. Sabes que mais? Creio que umas aulas de ética contigo fariam dos ditos melhores pessoas. :)
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?