domingo, março 06, 2005

descubra as diferenças

Muito boa gente (e tanta outra não tão boa) se mandou ao ar com o apoio de Freitas do Amaral ao PS, e agora com a nomeação. O presidente da CIP chamou-lhe "nódoa negra". Normalmente, o argumento mais utilizado é o de ser um "vira-casacas" - talvez esquecendo a inenarrável Zita Seabra.
Muitas vezes discordei do Professor, há uns anos porque estava à minha direita, agora porque provavelmente passou para a minha esquerda. Mas a verdade é que a matriz essencial do seu discurso político (a integração europeia, a democracia cristã, a economia de mercado) se mantém a mesma - bem ao contrário da criatura Seabra, que agora foi ao funeral da Irmã Lúcia como no passado teria ido (se não foi mesmo) aos de Brezhnev, Chernenko ou Andropov. Não terá sido o eixo político que se deslocou para a direita, ou por outras palavras não foi o país que "virou a casaca"?
Acresce que o currículo de Freitas do Amaral é exemplar: em termos académicos (de longe o Professor de Direito com a escrita mais clara e sistemática - um dia deste volto ao assunto para evocar tempos da faculdade), de experiência internacional (foi "só" presidente da Assembleia Geral da ONU), de passado de resistência aos ventos quentes de 1974-75.
Em termos puramente objectivos, e sem morrer de amores (longe disso) pelo Professor, agradou-me a nomeação. Até porque a alternativa seria possivelmente Jaime Gama...
LR

Comments:
Absolutamente de acordo quanto à nomeação de Freitas do Amaral.
 
Enquanto isso anda pelo correio a fotografia remetida ao Largo do Rato...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?