terça-feira, março 15, 2005

Noite de Nevoeiro

O regresso de Santana Lopes à presidência da Câmara Municipal de Lisboa é, ao que parece, como o retorno d'O Desejado. Com a diferença de que praticamente ninguém o deseja.
Clara Ferreira Alves dizia na TSF, na 6ª feira passada, que era uma injustiça considerar-se que o retorno do senhor em causa tinha a ver com motivações pessoais ou, citando-a, "de casa, carro e sustento". Evidentemente, ou CFA não conhece o cavalheiro em causa, ou é tonta, ou lhe está a prestar um servicinho. É evidente que o seu retorno ao município se prende com questões pessoais, ligadas mais ou menos à sua subsistência e à sua sobrevivência política. Pelos vistos, só Santana não percebeu ainda que está morto. E já cheira...
Pelo comunicado emitido ontem à noite, ficamos a saber que ele é desde Sábado passado presidente do município, "por direito próprio". Bom, pelos vistos só ele sabia disso. Carmona Rodrigues disse, no Domingo, na televisão, que não sabia de nada e que se apresentaria ontem nos Paços do Concelho, porque Santana ainda não lhe tinha dito nada. Ninguém, pelo que tenho percebido, sabia de nada. Quanto ao direito próprio, encerra em si mesmo uma contradição insanável (não que isso interesse particularmente ao cavalheiro, mas enfim...).
O direito próprio, ao que se percebe, prende-se com o facto de ter sido eleito para o cargo e pretender, por isso, terminar o mandato. Bom, por essa ordem de razão, e seguindo a mesma linha de raciocínio, então Santana Lopes nunca deveria ter ocupado o lugar de Primeiro-Ministro, porque nunca foi eleito para o lugar. Mas nessa altura, parece que a questão do direito próprio não o incomodou muito.
Para além disso, o seu retorno ao município demonstra a sua completa falta de carácter e de consideração para com os outros. Para começar, é o tratar Carmona Rodrigues como uma espécie de adesivo multiusos que se põe e se tira conforme convém ou se torna necessário (embora aqui Carmona não se saia particularmente bem, ao se sujeitar a estas jogadas). Depois, é o eliminar a possibilidade deste se candidatar, o que seria bem mais positivo para o PSD e para a cidade.
Evidentemente, Santana pode-se sempre recandidatar. Devo confessar que a ideia me agrada. Agrada-me, porque é o passo que falta no caminho da mais total e completa degradação do cavalheiro, deixando uma marca e uma memória que, mesmo num país como Portugal, duvido que volte a ser esquecida. Sinal evidente de que não percebe a realidade em que se insere, incapaz de perceber que o mundo não gira em torno do seu umbigo e que ninguém o quer. Que os lisboetas, tal como o restante país, estão fartos das suas manias, da sua inconstância, da sua falta de respeito pelo compromisso, da sua falta de verticalidade. Agrada-me porque será o capítulo final deste ciclo muito mau que o país viveu nos últimos 6 ou 7 anos. É o bater no fundo que permite, depois, o início de um processo que se espera (e se deseja) regenerador.
AR

Comments:
Como diz Pacheco Pereira:
FALTA DE …., OLHEM, FALTA DE TUDO

de sentido de estado, de boa educação, de respeito mínimo por todos.
É o que significa esta história da Câmara de Lisboa. estrelinha ajuizada
 
AR,
Agradeço as tuas palavras e "assino em baixo". De facto o comportamento que Santana Lopes tem evidenciado só denuncia alguém com graves perturbações mentais. Depois de toda a vergonha que foram as últimas eleições, Chega-nos agora Santana - o actor de suspense - depois do silêncio que decidiu adoptar e que marcou o seu regresso à CML.
Com este silêncio, só demonstrou a sua total irresponsabilidade e desrespeito para com os eleitores.
Mesmo assumindo automáticamente a Presidência da CML assim que cessou as suas funções de Primeiro-Ministro, a sua obrigação enquanto pessoa com responsabilidades públicas, era dirigir-se ao eleitorado e definir a sua posição.
Isso não aconteceu! A sua atitude foi, uma vez mais, ridícula, colocando em causa o Município, as pessoas que o governam e o próprio Carmona Rodrigues que tem sido um verdadeiro boneco nas suas mãos.
Tal como tu, aguardo ansiosa o final da novela Santana Lopes e o início de um novo ciclo político.
 
Olha descobri um blog (interessante) que falava aqui do calimero (caramelo desculpem) nos seus tempos de governo. http://contrasantana.blogspot.com/

Pode ser que o reactivem.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?