quarta-feira, abril 20, 2005

Facciosismo cultural

«O problema é este: todos nós reconhecemos que existem dificuldades que dominam o nome quotidiano e que passam por uma escassez de preparação cultural (no sentido mais amplo do termo). Os nossos empresários, os nossos políticos, os nossos funcionários públicos, os nossos economistas, os nossos editores e mesmo os directores de jornais ou jornalistas, todos eles mostram carências de formação. Onde está um mínimo de literacia? Que fizeram de conhecimentos básicos de economia, de ciência, de ciência política? Que livros leram? Que discos ouviram? A que espectáculos assistiram, que filmes conhecem?
O panorama é desastroso. E se virmos o que se passa com a maioria dos nossos alunos, o pessimismo cresce. O futuro anuncia-se negro. Em relação ao diagnóstico, estamos todos de acordo. »

Eduardo Prado Coelho
Público 20 de Abril de 2005

Este conteúdo é pago sendo por isso necessária a transcrição mas achei tão extraordinário este quadro da já habitual hecatombe cultural em Portugal que não resisti.

Já não falo do óbvio de que se há coisa que se massificou ou democratizou foi precisamente a cultura. Hoje temos mais possibilidades de escolha, mais concertos, mais cinema, mais literatura, por comparação estamos melhor. Talvez não seja a de maior qualidade, mas ao menos há escolha.

Agora isto da preparação "cultural" ultrapassa-me. Já agora que livros, que discos, que cinema me tornam mais culta e menos desastre, que formação essa que vai tornar o nosso futuro algo cinzento. Não deve causar espanto que um funcionário público goste de ouvir Romana no carro e que isso não constitui impedimento para ler Gógol no seu tempo livre. E mesmo que não o lesse não são esses os critérios que o devem avaliar. Que possa escolher sem preocupações de seguir o cânone ocidental (ah! do Bloom devem estar recordados).

Se bem me lembro a última crónica "musical" de EPC foi sobre a cantora brasileira Simone... sim, com essa estamos todos safos.


Sofia

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?