quarta-feira, abril 13, 2005

Silence is sexy (dizem)

Ainda estou a ruminar qual o melhor ângulo para abordar o concerto de ontem. Se pelo público, já que há ali um ritual de preparação para uma quase cerimónia, se pela música em si, uma espécie de caos organizado em cenário pós apocalíptico.

Estavam cerca de 20 graus ontem, tempo que pedia a singela t-shirt, no entanto, alguma assistência traja gabardine preta, maquilhagem pesada, espartilhos e botas. Há um sósia do Boy George a cirandar pelas cadeiras, o preto domina, um rapaz ostenta penteado igual ao do vocalista. À nossa frente senta-se um casal, imóvel durante toda a actuação , quebrando o mutismo apenas para lançar uns "shiu!" ofendidos e outras recriminações silenciosas. O público gótico levantou-se do Limbo.

Na realidade se a aparência podia ser algo ameaçadora, o concerto claramente não o foi. Blixa Bargeld (vocalista dos Einstürzende Neubauten e guitarrista dos The Bad Seeds) estava de bom humor: queixou-se do fosso imposto pela arquitectura da sala, imaginou um cosmos semeado de telemóveis e isqueiros, sentiu a presença de uma sala (cheia!) que não via. O que acabou por transformar este encontro em algo boa onda mesmo que espreitem dead friends around the corner, que ecoem gritos alastrados até ao limite da tolerância, ou quando a ressonância metálica lembra algo do inferno. Se calhar os 25 anos deu-lhes para esta bonança. Uma espécie de Rua Sésamo em cenário do Dune.

A ideia da casa (Einstürzende Neubauten quer dizer qualquer coisa como construir edificios que ameaçam ruir) não é descabida. As tubagens, os canos, as pistolas de ar, todo o que lembra um sítio em construção, é matéria-prima para criar som, que desenvolve para ritmo, que constrói harmonia. Acabam por predominar sons metálicos (há muita chapa a bater) , instrumentos entre bateria e xilofone. E se por momentos degenera para o caos (a desconstrução, a ruína), foi sempre um caos controlado, já que o feedback de uma "coisa" daquelas pode ser tremenda. Baixo demais não se ouve, alto demais afoga. O que isto faz é que sugere a sensação de transe, cria algo o que é tribal ou ancestral ou doutro planeta qualquer.




Para uma crónica mais elucidada que esta é dirigir-se ao Juramento sem Bandeira ou peçam cópia do concerto gravado a alguns lucky few (mesmo que por isso tenham pago 25 euros).

Sofia

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?