segunda-feira, maio 09, 2005

There's more to life than books, you know (but not much more)

Nós também respondemos a inquéritos literários

1.Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Vi o filme este fim de semana só para responder a este questionário.E cheguei ao final.

Não era uma book person prefiro antes ser uma poem person, até porque já sei alguns de cor. Ainda adolescente passei uma fase (diria esquisita, mas infelizmente foi só a adolescência que passou) em que decorava poemas.Isto apesar da péssima dicção, de sofrer em pequena medida de problemas da fala semelhantes a Marques Mendes e Morais Sarmento (eu pópia nunca notei).

When you are old and grey and full of sleep / and nodding by the fire, take down this book / and slowly read, and dream of the soft look/ your eyes had once, and of their shadows deep

A pedido também se arranjavam letras de algumas canções, todas alta literatura (song person). Citadas que é para não atrapalhar a solenidade do acto.

Teenage angst has paid of well / now I’m bored and old/ self appointed judges judge / more than they have sold

2. Já alguma vez ficaste apanhado por um personagem de ficção?

Apanhado no sentido de colhida?
De levantada do chão?
De ficar completamente agarrada, subitamente apreendida, de me sentir presa, entalada, como quem diz surpreendida, em flagrante?
Hm… não … isso só me passa na vida real e bastante trabalho me dá. Uma chatice.

3. Qual foi o último livro que compraste?

O Diário de um Louco do Gogol e Agora e na Hora da Nossa Morte de José Agostinho Baptista.

4. Qual foi o último livro que leste?

Os Irmaos Karamázov - 1ª. e 2ª. Partes de Dostoiévisk. É meio livro, mas é um livro completo. Dá-me vontade de transcrever aqui trechos, principalmente aqueles em que o Ivan tem algo dizer sobre Deus . Dobro os cantinhos das páginas quando quero voltar a reler. Este está bem dobradinho.

5. Que livro estás a ler?

Os irmãos Karamázov - volume II . A vida é um delírio uma BD de Miguelanxo Prado . Sobre a estupidez e maldade humana (e sobre a Clotilde, uma vaca que aparece em algumas tiras). Ah! e sobre a função pública, mas isso está na categoria estupidez (ou maldade “humana” mas isso já depende das repartições).
A eventual literatura de remédios. Os rótulos dos champôs e cremes quando passo mais tempo na casa de banho. Blogs. (também conta?) . Às vezes até leio o que não quero.

6. Quais os 5 livros que levarias para uma praia deserta?

Acho que seria boa altura para instalar uma NOBEL nessa tal ilha (afinal só a praia é que é deserta …). O meu trabalho diário já me enfastia, os selvagens também merecem literatura e além disso eu não gosto da ideia de me comprometer apenas com 5 livros. Podíamos instalar uma economia de romances.

7. As 3 pessoas da blogosfera que convido a tornarem públicas as suas leituras neste inquérito (sem obrigação) são:

Já toda a gente fez isto não é? Basicamente, humilhação última, alguém notou que os da Quinta coluna ainda não tinham respondido e note-se, fomos escolhidos por sermos “amigos”, não pelo fino recorte das nossas escolhas literárias, pela nossa erudição. Enfim devias estar à espera que tivesse trepidações com Paulo Coelho, epifanias com Códigos Iluminados,...

Agora só faltam vocês caríssimos CC, LR a AR. E como voluntários devidamente algemados acho bem que respondam. Depressa.

Sofia

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?