quinta-feira, julho 07, 2005

Bento XVI exorta os "maus"

Escreveu um Anonymous, a propósito de um post sobre a reunião do G-8: «O que seria de nosso equílibrio psicológico se não houvesse estes "maus" para deitarmos as culpas? A "fome em África" é por causa deles, claro. O "fosso entre ricos e pobres" que aumenta a olhos visto também. E é melhor nem falar nas desculpas esfarrapadas que eles arranjam para não decretarem a "paz no mundo".
Estes "maus" revoltam-me.
(...)».

O Papa Bento XVI sentiu-se desmascarado com esta fina ironia. Afinal, também ele exortou os participantes na cimeira a terem África entre as suas prioridades: «Desejo do fundo do coração o pleno êxito desta importante reunião, esperando que leve à partilha com solidariedade dos custos da redução da dívida, a implantar medidas concretas para a erradicação da pobreza e a promover um autêntico desenvolvimento de África», disse o Papa. Já anteriormente, Bento XVI, esse revolucionário irresponsável, tinha instado os cidadãos dos países ricos a reclamar que os seus líderes cumpram a promessa de reduzir metade da pobreza até ao ano de 2015 e que «toda a comunidade cristã proclame, ensine e testemunhe de forma integral a verdade da fé, da doutrina e da moral católica de forma unânime».

Obrigado, Anonymous.
CC

Comments:
Carlos Cunha,
mas que dizer do cinismo do Bush, que me pareceu que disse: "logo agora que estávamos a tratar dos problemas da pobreza".

E que dizer da expressão da rainha de Inglaterra: "Estou chocada!", isso posso eu dizer cidadã anónima, agora os que têm nas mãos o poder de mudar alguma coisa, não chega dizer :"Estou chocada!"
M. Conceicao
 
Por acaso as reacções de Bento XVI a este atentado também pautam pelo maniqueísmo. Mais ou menos como os do amigo Bush, do clear contrast.

Diz o Papa que os ataques registados na capital britânica são «actos desumanos e anticristãos.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=182180

É que não são apenas anticristãos: são antimuçulmanos, são antibudistas, são antihindus. É um acto cego, aliás a bomba quando actua mata a todos sem excepção, sem atender a credo ou raça, seja em Londres seja no Iraque. Não se trata de cristãos e anticristãos, são vítimas civis. Haverá melhores alturas para falar de relativismo.

Esta chocou-me mais que o deeply chocada da Rainha de Inglaterra.

Mesmo assim dou-lhe o benefício da dúvida. No site da BBC :
http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/europe/4660415.stm

«Telegram on behalf of Pope Benedict XVI
Deeply saddened by the news of the terrorist attacks in central London, the Holy Father offers his fervent prayers for the victims and for all those who mourn.

While he deplores these barbaric acts against humanity, he asks you to convey to the families of the injured his spiritual closeness at this time of grief.

Upon the people of Great Britain, he invokes the consolation that only God can give in such circumstances.»
 
Sofia,
o acto em si é que é anticristão, não as vítimas.
Para um crente em Cristo, tudo o que se fizer ao outro é o mesmo que fazer a Cristo.
M. Conceicao
 
Além disso, Sofia, não cabe ao Papa dizer que um qualquer acto é ou não antimuçulmano, antibudista, ou antihinduismo. Ele até referiu que um acto destes é «um acto bárbaro contra a humanidade».
O que é que querias que ele dissesse mais?
 
Exacto o acto é antimuçulmano, antibudista, antihindu, se quiseres porque também nestas religiões matar é condenável. Não há um exclusivo de moralidade da cristã. E ao colocar a tónica no anticristão, desculpa mas é colocar divisão e conotar estes actos de anticristãos (contra Cristo, contra os Cristãos) parece que não houve ofensa ao resto das religiões.

Não duvido da tua interpretação, mas se é para ficar chocado com declarações mais singelas, esta também a punha no lado das dúbias.

Dos dois comunicados prefiro bem os segundo, com tónica no apoio às vitimas e não caracterização do acto.
 
CC lê as duas notícias, são duas reacções em tempos diferentes. Um telegrama bem estruturado, claro, parece-me que no tom correcto e uma declaração/reacção que diz apenas de actos desumanos e anticristãos. Claramente insufeciente e estigmatizante.

Se julgamos Bush, ou Rainha de Inglaterra só por causa de uma frase, lembremo-nos que todos são permeávais de ter momento menos esclarecedores...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?