quarta-feira, julho 13, 2005



Saturno devorando a un de sus hijos de Goya



Começam a sair nos jornais londrinos de hoje os retratos dos suspeitos de terem colocado as bombas de 7/7.

Até agora sabe-se que eram britânicos muçulmanos, de Leeds, novos, sem ligação aparente a movimentos extremistas. Um deles chegam a dizer que é um cricket-lover who enjoyed a laugh . É certo que carne para canhão (e num sentido literal os detonadores), mas assusta que a nacionalidade seja britânica. E ainda que estes sejam apenas os executantes, suspeitos nesta fase, chocou que não fossem quem esperávamos (sauditas como em NY, marroquinos como Madrid, visitantes) que a face menor do horror seja cada vez mais familiar. Vive entre nós. Com os mesmos hábitos. Que é mais um forte motivo para compreender este fenómeno de angariação para a morte e estabelecer pontes
The man, like the other three, was British-born and lived in West Yorkshire. Police believe he was a friend of the other attackers and lived an outwardly ordinary life in the Leeds area.

Friends and family said they had no idea they had become extremists.

The four were described as "cleanskins" - with no convictions or known terrorist involvement - and the hunt is now on for the person or people police suspect may have masterminded the attack.

Guardian

Sofia

Comments:
Só ingleses só de passaporte. Vantagens de certas leis de nacionalidade como a que portugal quer aplicar.

Ser inglês ou português não resolve os problemas de integração. É uma questão de cultura.
 
Há uns anos passou no cinema "My Son the Fanatic", com Amrish Puri no papel de um imigrante paquistanês residente em Inglaterra que tentava (por vezes desastradamente) integrar-se. O principal óbice era o filho, fundamentalista islâmico. A rever, agora mais que nunca.
LR
 
Caro Assurancetourix a lei de obtenção de nacionalidade portuguesa está mais "dura" se
quiser agora, os pais têm que ser residentes em Portugal há pelo menos 6 anos ... Antes bastava a permisão de residência.
Quanto a questões de integração, à primeira vista, estes jovens pareciam totalmente inseridos, até jogavam cricket!
Como é que numa questão de meses, passaram de mulçumanos não praticantes para suicidas bombistas? E uma análise pela rama de diferenças culturais não chega, se queremos evitar isto no futuro precisamos de perceber.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?