terça-feira, setembro 06, 2005

Vou ali e dizem-me: sim senhor ...

Tenho para mim que as próximas eleições autárquicas deveriam ser particularmente pacíficas em Lisboa. Entre todos os candidatos, mesmo para quem não conheça os meandros da realidade municipal, torna-se evidente que apenas Carmona Rodrigues tem o perfil para ocupar o cargo.
Carrilho, na boa linha de Santana, é um parlapatão vaidoso, cujo universo gira em torno do seu umbigo, e cospe vociferantes promessas impossíveis de realizar. É o protótipo do político mentiroso e sem escrupulos, que se confunde com a sua própria basófia, para quem o fim (ele) justifica os meios que tiver de utilizar. As suas promessas de acabar com as obras em Lisboa, de encher a cidade com câmeras de vigilância, de fazer nascer parques e jardins infantis em todos os bairros da cidade são disso exemplo. Das duas uma. Ou ele conhece a realidade municipal e sabe que não pode cumprir absolutamente nada do que promete - e estamos perante mentiras - ou ele promete sem conhecer a realidade municipal e então mente quando afirma que conhece essa realidade. Para mim, Carrilho foi arquivado irrevogavelmente no arquivo dos canastrões mentirosos.
Sá Fernandes é outro. Andou anos a torpedear as obras propostas pelo município. Hoje percebe-se porque o fez. Numa jogada de bacoco marketing de imagem, procurou tornar-se conhecido para retirar daí dividendos. Afinal, queria ser Califa do lugar do Califa. Não será, seguramente, Presidente da Câmara. Mas se fosse, ainda gostaria de saber o que é que ele pretenderia fazer com as obras que se esforçou por bloquear. Taparia o cavalheiro, novamente, o tunel do Marquês?
Rubens de Carvalho é para mim um ilustre desconhecido. Espero que não seja, no entanto, da mesma laia do actual Presidente da Assembleia Municipal, Modesto Navarro, seu correlegionário político, que se recusou a andar com um Volvo a gasóleo porque não andava, segundo ele, em carros a diesel, e que só voltou a andar em veículo oficial quando lhe puseram à disposição um carro topo de gama a gasolina. Para comuna, está apresentado! Por mim, teria andado a pé o mandato inteiro.
Finalmente, há aquela senhora do PP que pisca muito e, um destes dias na televisão, num debate com Carmona Rodrigues, não conseguiu concretizar os exemplos que pretendia dar, porque pura e simplesmente não conhecia as coisas mais elementares sobre a cidade e a organização municipal.
Se todos eles, como espero, perderem, juntar-se-ão a Santana na partida deste mundo político. Não deixarão, estou certo, saudades.
AR

Comments:
O Carmona também não é de confiança: vi-o na Festa do Avante.
Também deves tê-lo visto, deu na TVI.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?