quarta-feira, novembro 23, 2005

Porque não vou votar Soares

Há vários motivos para eu não votar nem nunca ter votado em Mário Soares.
Antes do mais porque não gosto da pinta dele. Não gosto do ar presunçoso de pai da Pátria, nem do velhinho bonacheirão a beijar as peixeiras, ou a mandar desaparecer o polícia que o está a servir. Nem da irritação que não esconde quando é contrariado. É certo que são estes atributos pessoais, mas é exactamente nestas pequenas coisas que se descobre a pessoa, que não pode ser indissociável do político.
Depois, porque Soares tem ainda contas a acertar com a História. Nomeadamente, a vergonhosa descolonização de que foi cúmplice e actor principal. Soares, não sendo o pai da Pátria, é seguramente o pai das guerras civis de Angola e Moçambique. É cúmplice convicto de Agostinho Neto e das perseguições aos portugueses de Angola, responsável pela onda de 'retornados' que varreu este país, da miséria em que foram lançadas essas centenhas de milhar de portugueses que perderam tudo para um punhado de canalhas e criminosos, terroristas e facínoras, que não contentes e satisfeitos com isso lançaram os seus povos na guerra, na fome e na miséria absoluta. Soares foi responsável, primeiro, pelo apoio ao MPLA e, depois, à UNITA, em manobras de diplomacia paralela inaceitáveis para quem, já na altura, era Presidente da República.
Mas Soares é responsável por mais. É responsável pelo apoio inicialmente prestado ao PC de Cunhal, de quem se afastou apenas quando a sua própria sobrevivência política foi posta em causa. De resto, foi o único líder que apareceu, no início, ao lado de Cunhal. No Palácio dos Desportos, dizia que a única via para Portugal era a do Marxismo-Leninismo.
Soares foi um incapaz primeiro-ministro, permitindo que este país resvalasse para um déficit de 12% do PIB (12%, não me enganei) e uma inflacção anual de 24% (mais uma vez não me enganei, queria mesmo escrever 24%), vivendo de empréstimos do FMI até a torneira se fechar. Soares era conhecido por não conhecer as 'pastas' mais importantes dos seus governos, dando-lhes uma vista de olhos quando se tornava absolutamente essencial.
Soares é, também, o Presidente das comitivas superiores à centena de pessoas nas suas visitas de Estado, o homem do 'desapareça' ao polícia que tentava abrir caminho para o seu autocarro, o homem da negociação para a adesão à CEE a par com a Espanha quando isso era o pior para os interesses nacionais mas o que mais convinha ao seu amigo Felipe González, então Primeiro-Ministro de Espanha.
Finalmente, Soares é o homem para quem Miterrand é o modelo de político. O mesmo Miterrand que utilizou o Estado para prosseguir interesses próprios, que praticou o terrorismo de Estado em casos como o do 'Rainbow Warrior' do Green Peace, afundado por ser incómodo para os interesses franceses no Pacífico, nomeadamente a prossecução do programa nuclear francês, de que resultou a morte de um português que nunca ouvi Soares lamentar.
Que por mais não fosse, seriam estes motivos suficientes para não votar em Mário Soares.
AR

Comments:
Em relação à Economia, permita-me recordar-lhe do estado das finanças públicas no post-Estado Novo e com as diatribes do PREC a ajudar à festa. Parece-me que dificilmente se faria melhor. Estranho é que o Prof. C.Silva não tenha conseguido resultados brilhantes com o milhão de contos que chegou diariamente de Bruxelas durante uns bons aninhos...
 
concordo com AR, também já estou cansada do ar de salvador da pátria ou Deus do "márinho", parece que todos lhe devem a vida ... e temos que agradecer eternamente
 
neste post há muita desonestidade intelectual. Sobretudo sobre a questão económica...
 
Marg, poderia concretizar?
AR
 
talvez, AR, a História se lhe tenha escapado: o Governo do Bloco Central, liderado por Mário Soares, encontrou em 1983 um país em pantanas, afundado por desgovernos sucessivos da AD (desde 1979...), com um ministro das Finanças em 1980 chamado... Aníbal, Cavaco Silva de sua mercê.

A outra grande desonestidade do post é a sistemática (areia para os olhos) acusação direitista de que Soares é responsável [pel]«a vergonhosa descolonização de que foi cúmplice e actor principal. Soares, não sendo o pai da Pátria, é seguramente o pai das guerras civis de Angola e Moçambique». AR esquece-se que o grande culpado de uma descolonização vergonhosa e assassina foi um sr. que caiu da cadeira e obstinadamente ficou só, contra ventos e marés da História, rejeitando uma transição pacífica, que poderia ter sido encontrada e assinada.

Os canalhas e facínoras viveram no Estado Novo e foram cúmplices de uma guerra colonial que desfez milhares de famílias em Portugal.

As guerras (vergonhosas) civis que se seguiram em Angola e Moçambique nasceram da vontade fria dos EUA e da URSS em partirem o mundo em dois, não de um líder de um partido de um pequeno país, que tanto fez pela sua (de AR) liberdade. Escusa de lhe agradecer: Portugal já o fez, nas duas eleições presidenciais em que foi eleito.
 
...por discordar de quase tudo...pois muitos desses epitetos seriam melhor atribuidos á personagem quixotesca de Cavaco...votarei neste com muito parazer na segunda volta...se este passar...já do Manuel Alegre votarei...por ser de esquerda e não por ser a melhor pessoa...um abraço...
 
O Sr. Mário Soares deveria estar preso, bem preso, muito preso e totalmente preso.
O Sr. Mário Soares é a verdadeira imagem de Portugal: desonesto, interesseiro, demagogo, aventureiro, egoísta, facínora, trapalhão, gozão, e, muito pior que tudo, um anti-profissional em qualquer que seja a profissão.
Tenho vergonha.
 
Grande Gata ! É mesmo isso, embora o homenzinho ainda tenha mais alguns defeitos (aliás só lhe conheço uma qualidade - a energia que, com 95 anos ou lá o que é, ainda tem).
Só falta acrescentar que o rol de defeitos se estende à mulherzinha e ao filhote. Só sabem viver à custa da mama do estado (não se esqueceram, por exemplo, do episódio da Cruz Vermelha, pois não ?), e nunca se conheceu a qulquer um deles uma profissão de jeito fora da politica.
Eles é que deviam "desaparecer".
 
Este pato, gata e independente (outra espécie animal) só aduzem "palavrões" sem um pingo de factualidade. Até de Maria Barroso substituída por um boy na CVP, ou de João Soares, o melhor presidente da Câmara de Lisboa em democracia, têm de falar, à falta de argumentário. Foram ao baú das relíquias, só falta o bolo-rei.
 
Marujo: volta para o mar. Em alternativa, como dizia o outro, "desaparece". Aposto que também tens um tachozito qualquer ...
Quanto à CVP e à CML, já vi que não fazes ideia sobre o que estás a falar. Perdoai-lhe Senhor ...
 
O tipo é Marujo ou Pateta ?
 
O bochechas não é santo nenhum, mas se não fosse ele, hoje, se calhar marchávamos de maneira diferente...
Acho que quem tem mais razão de queixa do Márocas são os "retornados" que ficaram impedidos de trezer para a metrópole o espólio de décadas de exploração dos povos indígenas...
Em relação ao João Soares ter sido o melhor Presidente da CML, sim e não, sim, na reconversão das zonas históricas e na dinamização cultural, não, nos casos do elevador da mouraria, do campo de golfe das amoreiras, da falta de pressão junto da Carris para o não encerramento das linhas de carros eléctricos e junto do Metropolitano para a definitiva construção de uma estação no Aeroporto, já a linha passa a 300 metro do local...

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra...
 
O teu estilo troglodita atrai congéneres, AR. E deixa estar Miguel Marujo, esta trupe que te insulta não te chega aos calcanhares, amigo!
LR
 
O meu estilo troglodita, LR, permite que outros que não partilham das esquerdalhices desta República das bananas não se sintam intimidados nem envergonhados de destoar da cambada que nos tem (mal) governado nestes últimos 30 anos.
AR
 
Pessoal, o Soares é fdp...e nem é preciso dizer mais de um porco cabrão e sabujo! ele q va roubar pa outro lado!
 
AR: o LR diz que tens um "estilo troglodita". Foste então tu que, sob pseudónimo, escreveste "Vão buscar, filhos da puta". Mais troglodita que isto não pode haver. O tipo tem razão.
 
Para que fique bem claro, de uma vez por todas: eu não queria escrever filhos da puta, queria escrever filhos DE puta. Fica pois a correcção.
LR
 
Assim está melhor. E, já que és dado a lapsos, não querias dizer "culto" em vez de "troglodita" ?
 
Será? ò A.R. tas a varrer c eles todos, c pouca meiguice, primeiro o CC, q mais uma vez se foi, tipo Charlie Brown, amuadinho, isto é uma visão ou então profundamente magoado p seres mesmo tão troglodita e fascizóide, capitalista.Shame on you, AR
 
É a velha história de sempre: quem diz mal do Soares é "troglodita", "fascizóide" e "capitalista". Não deviam estabelecer um QI mínimo para poder enviar comentários ?
 
Concordo, mas tb um QI minímo pa quem os lê os comentários, pa que consigam perceber o seu alcance e não façam análises básicas.
 
Pa ra quem os lê, os comentários, estão a mais, sorry.
 
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »
 
Where did you find it? Interesting read http://www.mistletoe-as-a-treatment-for-cancer.info pink and black flower girl dress
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?