quinta-feira, dezembro 22, 2005

O Natal

Eu gosto muito do Natal. No Natal há prendas e eu gosto de prendas. É verdade que hoje em dia estou na linha dos que recebem tantas prendas como as que dão. Custos da idade. No Natal há todas as desculpas para comermos bolos e engordarmos desmesuradamente porque é Natal, ninguém leva a mal. Para além disso as pessoas andam todas mais bem dispostas do que no resto do ano. Eu gosto de pessoas bem dispostas. Mesmo que seja por causa de parvoíces como 'ah e tal, a época, e a partilha, e todos irmãos' e outras tretas do mesmo género. As pessoas andam felizes porque vão receber prendas e isso é bom. Mesmo que depois as prendas não sejam muito boas. Mas às vezes é tão boa a espectativa que se releva o resto. No Natal há um forte espírito comercial e isso é bom porque assim eu tenho menos problemas de consciência em gastar o pouco dinheiro que tenho. Posso fazer mais compras na Amazon ou no eBay. Juntam-se as prendas debaixo da Árvora de Natal e aquilo até fica giro com as luzinhas a acender e a apagar e os embrulhos das prendas por baixo, cheios de cores. No fundo, o Natal tornou-se no expoente máximo do consumismo e isso é bom porque nós gostamos de consumir e isso faz de nós pessoas mais satisfeitas se não mais felizes. Gastamos dinheiro, comemos exageradamente, juntamo-nos com os familiares e os amigos e andamos, no geral, mais contentes e satisfeitos.
Aos poucos temos trocado o Menino Jesus pelo Pai Natal. Eu acho isso bom. Em vez do desgraçadinho enregelado aquecido pelo bafo do burro temos um velhote bonacheirão, rechonchudo e bem disposto, vestido à Benfica, e que nos traz prendas, em vez de estar deitado numas palhas mal amanhadas à espera que lhe dêem prendas a ele.
No Natal, por estas bandas, está frio e por isso há a satisfação suplementar de chegarmos a casa e termo-la quente e aconchegante. E enfeitada. E acendermos as luzes da Árvore de Natal e sentarmo-nos a beber um saboroso e quentinho Irish Coffee.
E ainda há quem não goste do Natal ...
AR

Comments:
Entrei no blogue errado? Mas tu hoje gostas de tudo? E achas bem a tudo?

Deixa-me fugir, que pode ser contagioso...
 
Faço votos para que tenha um Feliz Natal e Bom Ano Novo, assim como a sua família e amigos.
J. Mariano
 
Obrigado J. Um Feliz Natal para si também e para os seus e um próspero Ano Novo.
AR
 
Apoiado. O que interessa é a forma como aproveitamos ao máximo o que a vida, e esta época, nos dão. E até nem me importo nada que o Pai Natal seja do Benfica...
Votos de Feliz Natal a todos os contribuintes e leitores do blog
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?