quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Parabéns, pá!

Por aqui cheguei aqui. O Embaixador dos Persas, do alto da sua evidente sabedoria, disse coisas estraordinárias na passada Terça-Feira. Por exemplo:
«Para incinerar seis milhões de pessoas seriam precisos 15 anos, por isso há muito que explicar e contar». Ao que parece foi a Auchwitz, fez contas, e concluiu que não era possível insinerar seis milhões de judeus em tão pouco tempo, sendo necessário cerca de 15 anos para o fazer. Ainda pensei em não comentar coisa tão estúpida, mas esta semana ainda não tinha encontrado ninguém em quem zurzir e achei que servia.
O embaixador dos Persas, aparentemente, não sabe que morreram seis milhões de judeus mas que não morreram incinerados. Aliás, quando eram incinerados já estavam mortos. E morriam de fome, fuzilados e por aí fora. O Embaixador dos Persas bem podia ter evitado soltar tal aleivozia. Evitava o ridículo. Fica bem a um diplomata evitar o ridículo. Parece-me.
Na mesma linha perguntava-se o senhor:
"Que liberdade é esta que vocês têm que vos permite dizer o que querem de outros santos de outras religiões?" Como não sabe, eu explico-lhe: essa liberdade chama-se 'Liberdade de Expressão'. Fica a explicação. Se o senhor Embaixador dos Persas precisar que lhe explique mais alguma coisa acerca destes assuntos, faça o favor de dizer. Mas, a propósito disso, e no espírito de uma sã e fraterna troca de informação e conhecimentos entre as nossas duas civilizações, eu gostava que o Senhor Embaixador dos Persas nos explicasse porque é que ele quer que se respeitem os santos da religião dele mas o país dele não respeita os santos das outras religiões. Se isso não lhe causar grande transtorno, claro.
Finalmente, gostava de dar os parabéns ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal pelos rasgados elogios que o Embaixador dos Persas lhe dirigiu, a propósito da sua extraordinária posição respeitante a esta coisa dos Cartoons. Disse o Embaixador dos Persas:
«o ministro Freitas do Amaral teve uma posição que deve ser destacada. Disse coisas muito positivas e muito lógicas». Que belo elogio recebido desse país exemplar que é o Irão. Parabéns, pá!
AR

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?