quinta-feira, outubro 19, 2006

Uma questão de educação

No Reino Unido anda grande agitação por causa do véu islâmico. Colocar na íntegra ou não, eis a questão.
Eu acho muito bem respeitar os costumes dos outros. Na terra deles. Na minha, parece-me natural que sejam os outros a respeitar os meus costumes.
Para começar, na minha terra é falta de educação falar com os outros de cara tapada. Se vou a casa de alguém, tiro os óculos de Sol. Ou o chapéu da cabeça. Por exemplo. Não é uso na minha terra as pessoas falarem comigo de cara tapada. Só, provavelmente, os ladrões.
Em segundo lugar, o véu representa uma opção religiosa que me é imposta. Ora, na minha terra todas as religiões são iguais e, por isso, nenhuma é imposta aos outros. Andar com o véu na cabeça ainda vá, tapar a cara é uma ostentação religiosa que não é, quanto a mim, admissível.
Em terceiro lugar, na minha terra, as mulheres são iguais aos homens. É, de resto, um princípio basilar da sociedade onde vivo. O véu colocado na íntegra significa uma diminuição da mulher perante o homem que, pura e simplesmente, não é aceitável.
Parece-me muito bem que as autoridades britânicas, como já as francesas fizeram, não permitam tal coisa. Porque, assim como o Islão merece ser respeitado, os usos e costumes da minha terra não têm menor merecimento. E estando nós em casa, parece-me natural que sejam os outros a respeitar os nossos usos e os nossos costumes.
AR

Comments:
Meu caro AR:
De facto, o respeito é uma realidade que só se compreende se recíproca.
E a tolerância não é apenas a aceitação submissa e sem critério.
Um abraço
 
Meu amigo,
Nem mais. Pena é que pareça estarmos sempre de cócoras!
AR
 
Caríssimo AR, tenho voado por aqui várias vezes e gosto bastante do que leio. Nesta questão decidi deixar-te a minha opinião.
Ao permitirmos a prática de várias religiões não me parece lógico que possamos escolher dentro dessa religião os costumes que nos parecem mais adequadas ou os que menos nos ferem.
A tolerância não pode ser parcial, não podemos afirmar-nos diferentes porque os toleramos quando de seguida restringimos essa tolerância.

Fica bem!
 
Só uma achega, numa altura que tanto nos falam de segurança, sentir-nos-emos à vontade perante pessoas tapadas dos pés à cabeça ?
Penso que não.
Lembram-se daquela reportagem feita no Afeganistão por uma jornalista inglesa há uns anos ?
Pensam que a reportagem teria sido possível não fosse o facto de a jornalista ter utilizado a burka ?
 
Eu compreendo e tenho pensado no problema da tolerância para com os outros. Mas diz-se que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade dos outros e não me parece aceitável que a minha tolerância para com a prática do culto choque e ofenda, na minha casa, a minha prática de civismo e respeito pelos outros.
AR
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?