quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Divagações LXXXIII

Torna-se evidente que, nesse concurso que agora se lembraram de fazer sobre os grandes portugueses, só há quatro opções passíveis de ser escolhidas: Salazar, Aristides de Sousa Mendes, Camões ou D. João II. E estas escolhas têm a ver com a seguinte ordem de razões.
Salazar foi um dos poucos que compreendeu a alma dos portugueses e governou em função disso. É o homem do ruralismo conservador e católico, no fundo, do país que continuamos a ser hoje, apesar de nos termos mudado de armas e bagagens para a cidade. A ditadura não choca o espírito nacional, pelo contrário, e o dirigismo alivia os espíritos. Até certo ponto, Salazar e Portugal confundem-se.
Aristides de Sousa Mendes representa o espírito de humanismo e solidariedade que não temos mas que gostariamos de ter, em abstracto, de cada vez que vemos um qualquer épico sentados no conforto dos nossos sofás. Votar nele é votar na vontade de se ser humano e disponível para quem necessita.
Camões não carece de muitas delongas. Ainda hoje se lê a sua obra com prazer. O respeito e a reverência com que trata a figura da mulher, a sua capacidade em, a cada instante, seguir o coração e viver intensamente cada momento da sua vida, o seu espírito aventureiro, de homem do mundo, são características que, no fundo, invejamos e gostaríamos de ter.
Finalmente, D. João II foi o homem capaz de construír um Império sacrificando no caminho, porque de razões de Estado se tratou, a própria família. Visionário de um destino maior para um povo que, depois, se mostrou demasiado pequeno.
Fora destes estamos a perder tempo.
AR

Comments:
Não querendo contrariar os teus argumentos e em função do muito mau que ainda se vê em Portugal, deverías pôr na tua lista o Emplastro !
 
Meu caro AR:
Sem dúvidas, o nosso D. João II. Quem afirmou um dia, "Não sou o servo dos servos; sou o Senhor dos Senhores!", merece estar entre os maiores da nossa memória.
Dos outros, não falo.
 
Olá!

Se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

Paula e Rui Lima
 
Branqueamentos da ditadura fascista???
Será por ignorância ou por apologia do terror?
Convido á leitura do post "porque o fascismo, a ditadura e a pide existiram" no blog vermelho vivo.
 
Aristides Sousa Mendes e Camões, sim, os outros... tenho muitas reticências!
Vejam o meu blogue e depois digam se o D Afonso Henriques tem ou não razão!

D. João II foi para aquela época um napoleaozinho astuto, diria mais, quase maquiavélico...daria hoje em dia um bom presidente de câmara ou presidente de algum grande clube!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?