terça-feira, agosto 09, 2005

TV Rural

A TV Rural era um dos maiores pesadelos dos meus fins-de-semana. A programação a sério - ou seja, a de que eu gostava - só começava depois. E aquilo nunca mais acabava. Um dia ouvi falar de Kiwis. Não fazia a mínima ideia do que eram. Mas lá estavam uns senhores de boina, colete de lavrador e camisa aos quadrados, a falar do risco que era lançar uma nova fruta no mercado, mas como era boa e tal. E eu a pensar 'Mas que raio será um Kiwi?'. Alguns anos depois, os Kiwis seriam fruta corrente.
Mas a TV Rural era apenas um de um grupo de programas que me atormentavam. A ela juntava-se um programa do Vitorino Nemésio, um padre a falar da Rê Tê Pê, as secas das "Conversas em Família", que passavam muitas vezes antes das transmissões das Corridas de Touros, onde o Ricardo Chibanga toureava de joelhos, e a Tropicália, que passava sempre antes do Cinema de Animação, do Vasco Granja.
Há alguns anos, Sousa Veloso entrou na mesma carruagem de Metro onde eu me deslocava. Estava velho, com a peruca escura e as sobrancelhas, ainda enormes, já muito brancas. Senti uma certa nostalgia da TV Rural. E de o ouvir despedir-se, como bem lembrou a Sofia, 'com muita amizade'. A Televisão era, de facto, outra coisa. Até certo ponto mais íntima. E feita por gente que percebia do que falava.
E eu era bastante mais novo ...
AR

Comments:
Eu também esperava que o relato da pêra rocha acabasse para ver os dibujos animados.
E o 70 x 7 aos domingos... acho que havia alguns que eram o terror ao quadrado, Tv Rural seguido de 70 x 7. A RTP não simpatizava com os petizes.
Agora as conversa em família, essa é outro regime ...
 
Recordo-me perfeitamente de estar em Coimbra, sentado no chão da sala da minha tia, com toda a família reunida, a ver as Conversas em Família, enquanto esperávamos pela transmissão de uma corrida de touros. Como imaginas, não sabia que aquilo eram as conversas em família. Era um velho qualquer a palrar sentado numa poltrona, com uns óculos enormes e negros, e que nunca mais se calava. O que era, vim a saber muitos anos mais tarde. E recordo-me de o Chibanga tourear essa noite. E ter feito uma faena quase completa de joelhos!
É daquelas imagens que, não sei bem porquê, nos ficam gravadas e não as esquecemos mais.
AR
 
Apenas uma achega. O Eng, Sousa Veloso não se despedia com "muita amizade". Não era com muita nem com pouca, era apenas "com amizade."
"Despeço-me com amizade e até ao próximo programa".
"Oh tirana, oh, tirana,
oh tiranótiranótirana..."

GS
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?