terça-feira, novembro 08, 2005

Será melhor um desenho?

Os valores avançados sobre a Europa, que eu pelos vistos não tenho mas estão na posse da Sofia, estão a demonstrar resultados excepcionais. Já vão quantos dias de arruaça, pilhagens e destruição? 12? Os meus valores atrasados sobre a Europa, que eu ainda tenho mas a Sofia já deixou para trás, implicam que provavelmente não teria existido um único dia dessa arruaça, pilhagens e destruição.
Eu até gostava de fazer um desenho, mas só muito mau a fazer bonecos e por isso vou-me ficar pelas palavras.
No post que deu origem a esta nossa troca de impressões, eu escrevo que, e cito, "A Europa é hoje aquilo que é, em muitos aspectos, devido aos imigrantes". Continuo - "Aos internos, ou seja, àqueles que circulam entre os Estados-membro (de que Portugal foi, durante largas décadas, forte 'fornecedor') e aqueles que vêm de fora do seu espaço político e geográfico. E a sua riqueza e progresso construiu-se também sobre essas comunidades." Para concluír que "... a Europa, também por isso, deve ser um espaço de ordem e autoridade, onde fique quem queira construir esse progresso e pretenda viver sob essas regras e se vá embora quem delas não partilhe ou as não pretenda cumprir."
A patetice, minha amiga Sofia, é continuar de mão estendida a quem a quer morder. Eu, pessoalmente, não sou grande apreciador de dentadas. Os jovens, que aparentemente consegues compreender, não respeitam as tuas opiniões e não aceitam a tua maneira de viver. Esses jovens, que eu, fascistamente suponho, considero que são arruaceiros e meliantes, querem outro tipo de sociedade mas querem-no no lugar da tua.
Eu acho muito bem que eles queiram outro tipo de sociedade. Mas não no sítio da minha. Esta é a minha terra, tem as suas leis, os seus principios, a sua forma de estar. E assim deve permanecer porque é a minha. Quando recebo alguém em minha casa, os meus convidados têm que me respeitar. Caso contrário, vão-se embora. Parece-me isto de tão elementar bom senso, que os valores atrasados sobre a Europa, que eu tenho e tu ultrapassaste, afiguram-se-me bem mais válidos do que os teus valores avançados.
AR

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?